sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PARA A EDUCAÇÃO MELHORAR, TODOS DEVEM PARTICIPAR.

PARA A EDUCAÇÃO MELHORAR, TODOS DEVEM PARTICIPAR.


Blog da Mobilização

Mobilização das famílias e da sociedade pelo direito de todos e cada um dos brasileiros à educação de qualidade.


São José do Rio Pardo (SP) discute estratégias para reforçar interação família-escola

Alunos participantes do Projeto Sacola Literária
Visitas quinzenais dos professores às famílias dos alunos e palestras nas escolas sobre temas sugeridos pelos pais são algumas das estratégias adotadas pelos educadores de São José do Rio Pardo, em São Paulo, para facilitar a interação família-escola e, assim, tornar possível a realização de ações conjuntas que colaborem com a melhoria do aprendizado dos estudantes das escolas municipais locais. Essas e outras ações foram apresentadas e discutidas durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento realizado na cidade nos dias 4 e 5 de outubro, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério da Educação (MEC).

Realizada no Centro de Evento e Cultura de São José do Rio Pardo, a oficina proporcionou espaço para análise e debate sobre formas de ampliar a Mobilização Social pela Educação, no âmbito da interação família-escola-comunidade, com o objetivo de garantir o aprendizado dos alunos e, dessa forma, elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede municipal de ensino. As exposições do evento foram conduzidas pelo representante do MEC, Paulo Ronaldo dos Santos. 

Educadores(as) partipantes da Oficina
Entre as práticas relatadas durante a oficina, os profissionais das escolas municipais explicaram que as visitas às famílias são realizadas com o objetivo de promover o diálogo com pais e mães a respeito da importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos, bem como sobre os resultados dessa atenção para o bom desempenho escolar.

A Sacola Literária foi outro projeto descrito pelos professores participantes da oficina. No desenvolvimento dessa prática, a cada duas semanas, o aluno leva para casa uma sacola contendo livros de diferentes gêneros literários. Além da leitura feita pelo próprio estudante, ele também incentiva sua família a compartilhar e adquirir o hábito da leitura. No retorno da sacola com as obras para a escola, o aluno faz um relato oral sobre a experiência com os livros que a família acabou de conhecer.

Em relação às palestras com temas sugeridos pelos pais, os professores participantes da oficina contaram que as exposições são realizadas sempre no horário noturno para garantir a participação das famílias. 

Projeto Passeio Turístico na Catedral de São José
Ainda como forma de facilitar a aproximação dos pais com o cotidiano de estudo dos filhos, a rede municipal de ensino de São José do Rio Pardo tem desenvolvido o Projeto Passeio Turístico. A iniciativa tem por finalidade levar os participantes, alunos e seus familiares ao redescobrimento da história da cidade, por meio do conhecimento sobre a criação de cada ponto turístico do município. O roteiro é feito sob a perspectiva de um turista, com o passeio acompanhado pela professora da turma, com orientação de um guia e um micro-ônibus para transporte dos grupos oferecido pela Prefeitura. Entre os pontos os visitados estão o Monumento a Euclides da Cunha, o Cristo Redentor e a Catedral de São José.

"Para o início do ano letivo de 2012, programamos uma grande ação de mobilização com ampla participação social. Em seguida, as escolas vão estabelecer atividades focadas no fortalecimento da interação família-escola-comunidade", prevê a secretária municipal de Educação, Rita Zanetti.

Como resultado das discussões promovidas durante a oficina, os mobilizadores locais organizaram Comitês de Mobilização que devem planejar e conduzir a continuidade das ações de incentivo à interação família-escola na cidade. Os grupos foram organizados por conjuntos de escolas, conforme descrição a seguir:

Comitê de Mobilização Social pela Educação das Creches Municipais II: Alice Villela Pereira Dias, Maria França Torres e Júlio Possebon
  • Cibele Araújo de Lira - cidlira@live.com
  • Maria Aparecida Dornella - cidinha.d@hotmail.com
  • Maria Aparecida Bertogna da Silva - juliopossebon@saojosedoriopardo.sp.gov
  • Maria de Loudes Scarcella - juliopossebon@saojosedoriopardo.sp.gov.br
  • Andréia Paulo Cruz Dal Bello

Comitê de Mobilização Social pela Educação das Escolas Estaduais: Laudelina O Pourrat, Candido Rodrigues e Sítio Novo
  • Ana Mara Jorge de Oliveira - profaanamara@gmail.com
  • Benedito Jaden Euzébio - beneuzabio@gmail.com

Comitê de Mobilização Social pela Educação da Escola Municipal de Educação Básica São Judas Tadeu
  • Nilza Piovesan Giovaneli - saojudas@saojosedoriopardo.sp.gov
  • Yeda Bello Possebon
  • Roberta Claúdia de Sousa 

Formação dos grupos de trabalho
Escolas do Campo: Estação Venerando, Santa Amélia, Barreirinho, Vila Maria, Sítio Novo e Água Fria

A professora Renata Danielle Vechino Dal Bom (rdvdb@ig.com.br), responsável pela gestão geral dessas quatro escolas de campo, se comprometeu em levar a discussão aos demais colegas que atuam nessas unidades de ensino sobre a formação de um comitê que represente o grupo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário